Copos de treinamento, mamadeiras e chupetas são perigosos para a criança, diz pediatra

Polêmica à vista!

Mais uma daquelas pesquisas (tinha que ser americana) que vai dar pano para manga.

A pediatra Sarah Keim, da Ohio State University College of Medicine, pesquisou 45 mil acidentes ocorridos com todos os tipos de bicos infantis e concluiu que, a cada 4 horas, uma criança nos EUA chega no pronto-socorro por causa de alguma ocorrência envolvendo mamadeira, chupeta ou copo de treinamento.

Copos de treinamento, mamadeiras e chupetas são perigosos para a criança, diz pediatra

Quase todas são relacionadas com quedas e causam feridas na face e na boca, ou seja, a criança está andando ou correndo com o objeto na mão, cai e se machuca.

Outro problema frequente são as queimaduras, porque os pais esquentam a mamadeira no microondas e ela superaquece. (nota da Flávia: por isso que eu acostumei a Filipa a tomar leite na temperatura ambiente desde a primeira mamadeira)

A matéria do New York Times que fala sobre o estudo aponta, ainda, que é melhor escolher copos de plástico mais moles do que aqueles com plástico mais duro.

Exageros à parte, a recomendação da American Academy of Pediatrics é que os bebês já estejam tomando líquidos em copos regulares a partir de 1 ano. Alguns acabam fazendo a transição até mesmo antes disso.

A Filipa, por exemplo, rejeita o copo de treinamento e quer tomar água e suco no mesmo copo que a gente. Mas a mamadeira continua pro leite. Também conheço bebês que foram do peito para o copo direto, sem passar pela mamadeira.

E na sua casa, como foi a transição? Para você, essa pesquisa faz sentido ou não?

Deixe um comentário