O que é um doudou

Logo que soube que estava grávida, meu irmão, que mora na França, me mandou um coelhinho branco de presente e me contou que era um doudou.

Mas o que é um doudou?

É algo parecido com a famosa naninha aqui no Brasil. Ou seja, um item de transição (cobertor, boneca, travesseiro, etc) ao qual a criança se apega por segurança. Lembra do Linus das histórias do Snoopy? Ele não vivia sem seu cobertor azul.

Por lá, geralmente o doudou toma forma de um bichinho de pelúcia bem fininha. A tradição diz que os próprios pais devem escolher o modelo perfeito para seu bebê antes de ele nascer. A mãe, então, passa a gravidez inteira com o doudou próximo à barriga, para ele “pegar seu cheiro”.

O que é doudou?

Filipa, 15 dias, com seu doudou

Segundo psicólogos, a necessidade de um objeto de transição começa no bebê aos 6 meses. Ele é sua ligação com o mundo exterior e ajuda a se relacionar com os outros. O auge dessa relação acontece entre os 1 ano e meio e 3 anos.

Encontrei naninhas para meninos e meninas bem legais para comprar aqui no Brasil no Tanlup e no Elo7. O Etsy também tem opções lindas, mas os preços são em dólar.

5 comentários sobre “O que é um doudou

  1. A Sofia tem a naninha até hoje! É uma boneca de pano bem pequena que minha prima fez e deu de presente quando ela tinha uma semana de nascida, a “amiguinha pequena”. Engraçado que ela gosta de levá-la quando vai dormir fora.
    O Joaquim tem um cookie monster, comprei antes dele nascer e ficou no berço desde então, foi o primeiro brinquedo que ele pegou. Dorme com ele até hoje e ele o chama de “meu amigo” .
    Ambos ajudaram na adaptação escolar, acho muito saudável. Beijos!

  2. eu tenho um travesseiro até hoje que é o meu travesseiro infantil. objeto transicional é o termo conceitual trazido pelo winnicott, que foi um psicanalista que teorizou sobre desenvolvimento infantil muito relevante! a linguagem dele é bem acessível, vale a pena ler. foi ele quem falou sobre a ‘mãe suficientemente boa’ também.

    cora já tem umas 5 naninhas, menine! tomara que ela goste de alguma. eu também fiz um paninho daqueles com fitas pra prender brinquedinhos, sabe? fofo demais.

    • Rachel, eu tbm tive um travesseiro de estimação até os 18 anos! Só desapeguei porque ele estava MUITO esfarrapado. Mas acho super saudável. Espero que a Filipa se encante com o doudou.

Deixe um comentário